lauda

Novo, seminovo ou usado. Qual a melhor escolha?

É muito comum surgirem dúvidas na hora de comprar um carro e ainda mais se for o primeiro, afinal, esta é uma escolha importante. Mas calma, é possível e não é difícil, basta analisar os seus objetivos e o valor que vai investir.

É natural que o desejo de comprar um carro zero quilômetro se sobressaia, porém pesquisar os veículos que já estão no mercado pode ser um negócio rentável. O motivo disso é que o veículo zero quilômetro desvaloriza já no momento em que ele sai da concessionária. Já o seminovo se aproveita da desvalorização do novo e se torna mais barato. E o usado pode ser ainda mais barato, mas precisa de atenção aos aspectos de lataria e mecânica para que o barato não saia caro.  Confira as vantagens de cada um e faça sua escolha.

Novo

Além do cheiro de carro novo, a principal vantagem é o fato do veículo não ter tido nenhum dono anterior. Isso quer dizer que as peças são novas e não há desgaste na mecânica e lataria. Outra vantagem é a garantia que a as marcas oferecem, que pode ser de até cinco anos.  Entre as desvantagens está o preço mais alto e a desvalorização que o veículo sofre ao sair da loja, que pode ser de 10 a 20%. Além disso, se comparar os valores é possível que você tenha mais opcionais e vantagens ao comprar um carro usado, ao invés do novo. Por isso essas opções também são importantes na hora de escolher o valor da sua carta de crédito.

Seminovo

É considerado seminovo o veículo que tem até três anos de uso e no máximo 20 mil quilômetros rodados. Isso porque com os devidos cuidados, ele pode andar este período e até mais, em perfeitas condições, sem gastos de manutenção. A vantagem do veículo seminovo, é que o comprador se aproveita da desvalorização do valor do veículo, tendo um carro praticamente novo e sem problemas de mecânica. É claro que é ideal que um mecânico de confiança avalie as condições para saber se de fato o veículo foi bem cuidado pelo dono anterior.

Outra vantagem é que a garantia é do veículo e se ela ainda estiver em validade continuará valendo para o novo proprietário.

Usado

O veículo usado é sem dúvida a opção mais barata, mas é preciso avaliar se é vantajoso comprar um carro com extenso histórico de manutenção, quilometragem e proprietários. É preciso avaliar com um mecânico as condições do veículo, para saber se vai ser necessário fazer mais algum investimento para deixa-lo 100% em ordem. Com estas questões resolvidas, o usado pode ser mais vantajoso. Outra questão a ser considerada é o fato do IPVA ser mais baixo em carros usados.

O mais importante é fazer as contas de quanto pode investir e não se esqueça de levar também em consideração o custo de manutenção mensal do carro com seguro, impostos e possíveis manutenções. O importante é pesquisar bastante e tentar negociar o valor, já que com a carta de crédito contemplada da HS Consórcios você vai pagar à vista.

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>