24-08-lauda

Saiba o que fazer para usar o consórcio como poupança

O consórcio é uma modalidade de aquisição de bens que cresce a cada ano. De maneira a programar a compra de um bem, o consórcio também pode ser pensado como uma poupança para o futuro. Afinal, para muitas pessoas o planejamento financeiro é uma tarefa difícil e guardar dinheiro todos os meses pode ser também. Desta forma, o consórcio torna-se uma maneira prática e segura de fazer uma “poupança”.

Por que o consórcio é uma forma de juntar dinheiro?

Poupar é uma tarefa que exige controle financeiro e disciplina. Programar aqueles 10% do salário para guardar e não gastar o valor em supérfluos, é preciso ter foco nos objetivos. E é neste contexto que o consórcio se apresenta como uma opção viável, já que ele tem reajustes anuais no valor da carta e você cria o compromisso de pagar o boleto todos os meses. Outra vantagem é que você pode escolher o valor a ser investido, com uma prestação que cabe no seu bolso e já sabendo a data de término do investimento. Para se programar com um consórcio, basta fazer uma simulação aqui, verificando as condições da meia parcela que a HS Consórcios oferece.

O consórcio em si também pode ser visto como uma maneira de programar o planejamento familiar, já que além de poupar, é preciso saber esperar para adquirir o que você deseja. É um exercício de economia e paciência que pode ser levado para a vida, desenvolvendo da melhor forma seu orçamento pessoal e a gestão financeira da família.

O que eu devo fazer para usar o consórcio com este fim?

O planejamento deve ser feito com foco no futuro, independente do objetivo. E como juntar dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais sem estabelecer um objetivo, é muito fácil se perder ou mudar de ideia no meio do caminho. Com o consórcio existe a motivação, e diferente de uma poupança comum, não é possível mexer no dinheiro ao longo do processo. Outro ponto positivo, é o fato das pessoas do grupo do consórcio depender umas das outras e das prestações acumuladas para a compra do bem de cada um.

Primeiramente defina qual o seu interesse e possibilidades dentro do consórcio. Escolha o seu desejo ou da família e o valor desse bem. Analisar a longo prazo o valor da parcela a ser pago, pensando sempre em deixar uma reserva para emergências de maneira a otimizar as finanças. Poupar dinheiro, realizar seus sonhos e de quebra, aumentar o patrimônio, parece uma boa ideia, não é mesmo?

Ficou com dúvidas? Encontre um corretor da HS Consórcios https://www.hsconsorcios.com.br/onde-encontrar

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>