lauda---03-11

7 Dicas para não cair em uma roubada na Black Friday

A Black Friday é, originalmente, um evento norte americano que acontece no feriado de Ação de Graças. Como já dizia o ditado, “Nada se cria, tudo se copia”, o brasileiro viu aí uma oportunidade de implementar o evento no Brasil, que promete grandes descontos. Alguns segmentos chegam a fazer uma semana inteira de preços baixos com a Black Friday. Entretanto, o consumidor passou a perceber que nem todos os descontos eram assim tão incríveis e diversas lojas foram autuadas pelo Procon por aumentarem os preços alguns dias antes, para baixarem durante a promoção. Por isso, trouxemos algumas dicas para você aproveitar o período sem ser enganado!

01

É recomendável que, se a sua intenção é aproveitar o período de promoção, você passe a acompanhar os preços pelo menos um mês antes. Fique atento ao histórico de preços do produto para entender se os descontos são reais. Outra dica importante é usar ferramentas que comparam os preços para descobrir em qual loja o preço está mais baixo. Com estas duas dicas, a garantia de não cair em uma falsa promoção já está garantida.

 02

Para uma economia ainda maior, é importante verificar se a loja oferece algum desconto especial para compras pagas via boleto. É importante verificar as condições de pagamento com antecedência para evitar dificuldades na hora de fechar a compra. Não esqueça também de verificar se a compra parcelada no cartão de crédito tem acréscimo de juros. A forma de pagamento também é uma forma de identificar sites suspeitos. Não feche a compra caso o site aceite pagamento apenas em boleto ou transferência bancária. Nestas modalidades, não é possível fazer estorno do dinheiro caso haja algum problema. Por isso, o mais indicado no caso de um site que você nunca tenha comprado é pagar com o cartão de crédito.

03
Um dos itens mais importantes é a consulta sobre a reputação da loja. A pesquisa pode ser feita através do site Reclame Aqui, nos canais do Procon e pelo site www.consumidor.gov.br. Ah, e vale também conversar com os amigos. Então fique atento! Verificar as avaliações da empresa e a forma como ela trata os problemas dos consumidores diz muito se ela é uma empresa séria, ou não. Para que nada dê errado, dê uma olhada também no site da loja e verifique se ela possui informações pertinentes sobre a empresa, como endereço, telefone fixo e outras formas de contato. Você pode, ainda, acessar o site da Receita Federal, para obter dados como a razão social e o CNPJ de maneira a identificar se a empresa consta como “baixada”, “cancelada” ou inativa”. Em qualquer um destes casos, desista da compra imediatamente.

05

Muitos itens interessantes e desnecessários para você vão estar em promoção. Faça uma lista daquilo que você realmente precisa comprar, para não se endividar de forma desnecessária. Compre apenas o necessário e dentro do seu orçamento. Organize os itens da lista por prioridade, estipulando o valor máximo a ser gasto. Se encontrar uma oportunidade “imperdível”, avalie se o desconto obtido nos outros itens permite a compra. Lembre-se: o planejamento é o segredo de boas compras!

06

O frete é um item que pode aumentar o valor final da compra. Portanto, além de consultar o valor em cada loja, também é indicado que você faça cotação do frete. Afinal, a variação dos valores de uma loja para outra pode fazer com que um bom preço não seja tão bom assim. Algumas lojas têm descontos menores, mas o frete mais alto pode fazer toda a diferença e determinar o local de compra. O prazo de entrega também deve ser avaliado conforme a necessidade do produto que você está comprando, já que, devido o volume de vendas, em algumas lojas pode demorar mais para você receber o seu pedido. Por isso, esteja atento aos prazos e monitore a entrega caso haja atrasos. É importante que os itens que serão entregues em casa estejam com a data de entrega registrada na nota fiscal do produto. Ao receber o produto, certifique-se que o item comprado esteja em perfeitas condições. Abra-o ainda na presença da transportadora responsável e, em caso de avarias, não o receba, justificando o problema ao entregador.

07

Para se certificar que o site onde você está comprando é sério, cheque se o ambiente em que você está navegando é seguro. É importante que antes do “www” do site tenha o “https”. Este é um certificado emitido a sites seguros, que garantem que os dados dos clientes são protegidos por criptografia, o que evita que as informações sejam roubadas.

08

Em caso de irregularidades e divergências no preço anunciado e no valor final da compra, tire um printscreen da tela e denuncie imediatamente ao Procon. Assim, além de não cair em uma roubada, você evita que outras pessoas caiam também. Boas compras! ☺

 

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>