HS_lauda_20-06

Dicas para a escolha da mão de obra na sua construção

A mão de obra é responsável por boa parte do orçamento de uma obra e está diretamente ligada a produtividade e desperdícios de material. Por este motivo, sua escolha deve ser muito bem pensada para evitar problemas no andamento da construção ou reforma do seu sonho! Controlar o orçamento, encontrar os fornecedores para suas necessidades e mão de obra especializada são os fatores mais importantes a se considerar ao realizar uma construção.

Nós já falamos aqui sobre as vantagens e desvantagens de construir ou comprar um imóvel pronto. Caso você prefira construir e fazer tudo do jeitinho que você sempre sonhou, a gente te ajuda a escolher uma das partes mais importantes.

Ao escolher o local onde você vai construir, certamente serão levados em conta diversos fatores como localização e valor de compra do terreno. Com a contratação da mão de obra, em hipótese alguma deve ser levado em consideração apenas o valor. Bons empreiteiros tratam com honestidade as horas trabalhadas, não desperdiçam materiais e não somem no meio da obra. Por estes e outros motivos, ter conhecimento sobre a equipe como locais onde a mesma já trabalhou, tipos de serviços realizados, indicação de amigos, entre outros, são quesitos muito importantes.

Por onde começar?

Primeiramente, peça referências. Além da indicação de seus amigos em que você terá acesso aos locais das obras realizadas para verificar se o serviço ficou da maneira como foi acordado, você também pode solicitar referências diretamente com a empresa que você está conhecendo para a realização da obra. Ir até os locais e conversar com outros proprietários, é uma boa maneira de conhecer melhor o serviço da construtora. Prefira visitar locais com grau de dificuldade semelhante ao seu e questione sobre como foram os prazos de entrega, além dos custos orçados e finais.

Esteja atento ainda às especificações da equipe. Se eles serão contratados para realizar toda a obra, ou seja, do alicerce aos acabamentos finais como a pintura, certifique-se que a empresa oferece uma equipe especializada, em que haja pedreiros, colocadores de piso, pintores, etc. É importante que os profissionais estejam habilitados para exercer cada um a sua função, já que a falta de especialização implica em acabamentos mal feitos e serviços que acabam tendo que ser refeitos.

Tenha um projeto

Ter um projeto, mesmo que simplificado, é uma excelente forma de prever os custos do trabalho e orientar a equipe sobre a execução da obra. Ainda que você tenha contratado um arquiteto para fazer o projeto, mas não para acompanhar a construção, a equipe de mão de obra costuma ter alguém responsável pela execução e que terá conhecimento para compreender o projeto onde deve constar a descrição de todos os serviços como rede hidráulica, elétrica, possíveis instalações de gás e todo o restante.

Caso sua obra seja executada por um arquiteto ou engenheiro, esses profissionais costumam ter conhecimento de boas equipes para o serviço de construção e podem ajudar na escolha.

Outra forma de contratar a mão de obra é conforme o andamento da obra. Há quem prefira contratar diferentes profissionais para cada etapa, conforme o orçamento vá permitindo, mas este tipo de demanda requer um controle maior durante a obra para verificar se os serviços estão sendo executados da forma certa.

Uma vez que você tenha escolhido os profissionais, firme um contrato para que as partes estejam cientes de suas obrigações. Ao acompanhar a sua construção, procure manter um equilíbrio para não sufocar os profissionais, e seja firme se precisar fazer solicitações ou reparos em alguma parte da obra, mantendo um clima agradável para o trabalho dos profissionais.

Decidiu por construir ou reformar: Faça uma simulação no site da HS Consórcios para o segmento de imóveis e comece a planejar agora mesmo!

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>