HS_lauda_18-09

Dicas para manter a casa segura para os seus pets

Se você foi contemplado pelo consórcio ou está aguardando este momento, a construção, reforma ou compra da casa própria é um passo muito importante que vem com diversas escolhas para o seu lar. Caso você já tenha ou pretende ter um pet em casa, saiba que é muito importante ter certos cuidados ao adaptar os ambientes para o seu amigo, já que eles estão cada dia mais presentes em nossas casas e em nossas vidas. Os bichinhos que costumam ser curiosos e muito ativos precisam ter uma atenção especial no ambiente onde vivem a fim de evitar acidentes. Se você está construindo a sua casa ou adaptando a que você já tem, confira as nossas dicas para manter os seus amigos em segurança.

Especialmente para quem está pensando em ter um pet em apartamento, as telas de proteção são indispensáveis para a segurança deles além de evitar que eles fujam. Os gatos costumam pular em móveis e janelas devido os seus instintos de caça e até por medo de barulhos e movimentos bruscos. A tela é uma solução barata que pode evitar diversos transtornos.

Os fios dos eletrodomésticos e eletrônicos podem ser um convite para brincadeiras perigosas e por isso precisam ficar escondidos. Cães e gatos filhotes gostam de morder tudo o que veem pela frente e correm o risco de sofrer um choque elétrico, causando até a morte dependendo da corrente descarregada. Outro risco com os fios é o de sufocamento: seu animal de estimação pode se enrolar e acabar ficando sem ar por causa dos fios. Para prevenir esses acidentes, mantenha os fios sempre no alto, e caso seja necessário use canaletas para deixá-los organizados e fora do alcance do seu pet.

As plantas são lindos itens decorativos dentro e fora de casa, mas requerem atenção aos tipos que não vão agredir a saúde do seu animalzinho. Se você tem um pátio, sem dúvidas o seu pet se brinca muito nesse espaço. Mas, é preciso prestar atenção a alguns tipos de plantas tóxicas que podem estar ao alcance dele. Comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, bico-de-papagaio, espada-de-são jorge, azaleias e plantas com espinhos devem se evitadas em ambientes com a presença de animais.

Produtos de limpeza perfumados são ótimos para a higienização da casa,  porém, se você tem um animal de estimação, é preciso lembrar que estes produtos são tóxicos até mesmo para humanos em caso de ingestão. Fique atento ao uso de desinfetantes, inseticidas além de produtos à base de pinho e hipoclorito de sódio. Usar em quantidades pequenas e manter armazenados longe do acesso dos animais, é um item indispensável para a segurança deles.

Apesar de ser na maioria dos casos o cômodo mais usado na casa, a cozinha esconde inúmeros perigos para pets e crianças. O risco de acidentes com fogo, água e objetos cortantes são uma combinação muito perigosa. Caso não seja possível mantê-lo longe, fique atento ao local que você guarda os objetos e evite deixar panelas no fogão se não estiver junto ao local, afinal utensílios quebrados e panelas quentes são de extrema periculosidade para a saúde do seu amigo.

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>