HS_lauda_09-09

Evite o desperdício doméstico e economize dinheiro para realizar seus objetivos

Reduzir as contas do lar é um passo importante para quem deseja fazer um planejamento financeiro com o objetivo de realizar a compra de uma casa, carro ou fazer um investimento para o futuro. Afinal, o dinheiro que é desperdiçado nas contas de luz, água e supermercado poderia estar gerando uma renda para a realização de um objetivo maior já que pequenos gestos ao longo do mês podem se tornar significativos nas contas da casa. Confira as nossas dicas e compartilhe com os amigos e familiares.

 

1.Controle o tempo de banho

Se o seu chuveiro é elétrico, fique sabendo que além do gasto da água, ele pode ser um dos principais responsáveis pelo gasto energético da casa. Evite deixar o chuveiro aberto enquanto passa sabonete ou lava o cabelo.

2. Deixe a torneira fechada enquanto lava a louça

Com a louça a economia pode começar antes mesmo de abrir a torneira. Tirar ao máximo os restos de comida e sujeira dos pratos com um papel toalha ajuda na hora de lavá-la. A torneira deve ficar fechada enquanto você ensaboa a louça. A torneira aberta desperdiça mais de 110 litros em 15 minutos, por isso fique atento ao processo.

3. Reaproveitamento de água

A água da máquina de lavar pode ser reaproveitada para limpeza no pátio de casa e outras atividades externas que não necessitem do uso de água potável. Desta forma você faz 100% de reuso do líquido mais precioso que temos!

4. Desperdício de alimentos

Estar atento aos alimentos que ainda tem na despensa e na geladeira evita a compra de alimentos em excesso, especialmente daqueles que são perecíveis. Reaproveitar alimentos que foram preparados no dia anterior em novas receitas também são uma forma de economizar de forma consciente não apenas com o bolso, mas também com a situação atual do do planeta.

5. As lâmpadas de casa devem ser de LED

As lâmpadas de LED são muito mais econômicas que as incandescentes ou amarelas e até mesmo que as fluorescentes. Além disso, apesar do seu valor mais alto, elas compensam o investimento devido a sua durabilidade que compensa na relação custo x benefício.

6. Tire os aparelhos da tomada

Além da economia, tirar os aparelhos da tomada também gera mais segurança em caso de curtos circuitos e temporais. Além disso, alguns eletrônicos possuem corrente elétrica mesmo que desligados e por isso tem um gasto constante.

7. Vai lavar roupa? Nível máximo sempre!

Acumular roupa com o objetivo de fazer lavagens completas na máquina de lavar é sempre a melhor opção no quesito economia de água e eletricidade.

8. Evite deixar muitas luzes acesas

Espaços da casa que não estão em uso devem permanecer com as luzes apagadas. Investir em janelas e pintar as paredes de cores claras também ajudam a aproveitar melhor a luz natural. São pequenos hábitos que somam cifras no final do mês.

9. Não deixe os aparelhos em stand by

Os aparelhos eletrônicos em sua maioria possuem luzes de “stand by” que ficam acesas indicando que o aparelho está ligado em modo de “espera”. Mesmo que pequenas, essas luzes presentes em aparelhos como da TV, por exemplo, consomem energia e podem ir somando uns aos outros dependendo dos aparelhos que você possui na sua casa.

10. Instale um sistema de energia solar

A energia gerada pelo sistema solar é de 20% a 30% mais econômica que a comprada em baixa tensão do sistema elétrico. O custo é alto, mas compensa muito o investimento a longo prazo.

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>