HS_lauda_29-04

Consórcio como investimento: saiba porque você deve considerar essa opção

Conquistar a casa própria é o sonho de muitos, seja para sair do aluguel ou para fazer um investimento. E, sim! Consórcio é investimento. Entre todas as vantagens que ele oferece como ausência de juros, de taxa de adesão, entre outros, com ele você ainda tem a possibilidade de ganhar dinheiro.

O consórcio é uma excelente opção para quem faz planejamento financeiro e deseja fazer um investimento seguro. Além disso, muitas pessoas têm dificuldade em guardar dinheiro e o consórcio pode ser visto como uma poupança forçada, porém com mais vantagens.

1- Sem entrada

A HS Consórcios oferece a possibilidade de investir sem precisar desembolsar um valor de entrada. Mensalmente você paga a parcela + taxa administrativa que é a remuneração da Administradora pela formação, organização e administração do grupo de consórcio + o fundo de reserva que é a garantia da saúde financeira do Grupo. Essa reserva é um percentual pago na parcela e que irá servir para cobertura de eventual insuficiência de receita às assembleias de contemplação; para uma reserva financeira caso ocorra um nível de inadimplência no Grupo; para cobertura da devolução aos desistentes; para pagamento de débito do consorciado inadimplente, após esgotados todos os meios de cobrança.

2- Sem juros

Entre as principais vantagens do consórcio está a ausência de juros, sendo que  a soma da taxa administrativa e do fundo de reserva é inferior ao pagamento de juros dos financiamentos bancários em seu prazo total. Por este motivo, o consórcio destaca-se como um investimento de longo prazo. Isso significa que, a comparação do consórcio com outras formas de pagamento a prazo, indica que o valor que será pago ao final do plano será mais baixo.

3- Poder de compra

A carta de crédito contemplada possibilita ao consorciado poder na hora de decidir a compra, já que ele pode negociar a compra do bem à vista.

4- Liberdade de escolha do bem dentro do segmento escolhido

Com o consórcio de imóveis você pode comprar casa, terreno ou fazer uma reforma, de acordo com a sua necessidade. A partir da sua escolha, a compra de uma casa ou apartamento possibilita mais de uma opção de investimento.

Você pode obter renda através de aluguel ou da revenda desses imóveis. Com o aluguel é possível complementar a sua renda, pagar as parcelas de um novo consórcio e pode ainda guardar dinheiro para ofertar lances, ou quitar um consórcio já contemplado.

5- Atualização do valor do consórcio

Quando a cota é contemplada, a administradora transfere o valor do crédito contemplado para uma aplicação automática que rende sobre a poupança, em média 0,52% ao mês. Assim o consorciado receberá a aplicação sobre o valor contemplado e não sobre o valor investido, recebendo o valor do crédito corrigido. O investimento mensal é muito mais baixo em relação ao valor do crédito aplicado, e receberá muito mais rentabilidade do que estar investindo em qualquer outra aplicação de renda fixa.

6- Possibilidade de venda de carta contemplada

Você sabia que é possível realizar a venda da sua carta contemplada? Esta é uma possibilidade legal, prevista no artigo 13 da lei 11.795/2008, “Os direitos e obrigações decorrentes do contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, poderão ser transferidos a terceiros, mediante prévia anuência da administradora”. Assim, desde que as obrigações financeiras do consorciado estejam em dia com a administradora, ou seja, a mensalidade e demais obrigações previstas em contrato, é possível passar a carta a terceiros, sabendo também que as obrigações financeiras restantes previstas em contrato serão de responsabilidade do novo consorciado.

O valor de venda do consórcio varia se sua cota já foi contemplada ou não, considerando os reajustes realizados na carta de crédito, sendo o valor pago, mais o ágio, que se trata do lucro que você vai ter sob a operação financeira. De qualquer forma, seu corretor vai esclarecer as dúvidas e realizar a venda com tranquilidade e segurança.

Gostou das dicas? Acesse o nosso site e encontre um corretor autorizado perto de você.

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>