HS_lauda_10-06

Investindo no exterior com a HS Consórcios: conheça as opções

Já pensou em comprar uma casa no exterior com o consórcio? Pois saiba que isso já é uma realidade com a HS Consórcios. Buscando aprimorar ainda mais o nosso serviço, oferecemos a possibilidade de compra no exterior, trazendo uma nova oportunidade para quem deseja mudar de vida em outro país. Confira as regras para fazer a aquisição usando o crédito do consórcio e realize os seus sonhos conosco!

Passo 1: Como funciona o processo de reembolso

Para iniciar o processo é necessário apresentar o contrato de compra e venda efetivada no exterior, com a devida tradução para o português. Assim, realizados os trâmites de compra e venda do imóvel, o contrato ou escritura é encaminhado para certificação em órgão competente no exterior, que realizará o apostilamento do contrato de compra e venda do bem imóvel.

Este serviço simplifica e torna mais rápido o trâmite internacional de documentos, um procedimento que se assemelha ao reconhecimento de firma no âmbito internacional e é realizado pelos países signatários da Convenção da Apostila de Haia, dentre os quais o Brasil faz parte.

Após o trâmite, o consorciado ou representante legal de posse do contrato, com a sua certificação, deverá encaminhar os documentos para tradução, que deve ser realizada por um tradutor certificado, com aval para tradução de documentos legais. Tal certificação é a confirmação da validade do contrato realizado.

 

Passo 2: Tradução do contrato de compra e venda de imóvel no exterior

Para legalidade da tradução deve-se procurar um tradutor juramentado de com fé pública, objetivando a confecção do documento a ser utilizado no processo de contemplação. O custo é tabelado variando de idioma estrangeiro para português e de português para idioma estrangeiro para textos simples – documentos civis e cartas, e especiais – textos jurídicos, técnicos, médicos, e escolares. O valor de tradução de documentos especiais custa em média R$100,00 por página. Os valores podem ser consultados no link https://jucisrs.rs.gov.br/upload/arquivos/201812/19171950-resolucao-010.pdf

A escolha do tradutor é realizada através de uma lista, disponível no site da Junta Comercial do Estado competente. No Rio Grande do Sul a lista está no site https://jucisrs.rs.gov.br/tradutores. Residentes de outros estados devem realizar a busca no mesmo órgão de competência do seu estado.

Após a realização deste processo, com documento de compra e venda traduzido, o processo de contemplação ocorre nos moldes de uma confissão de dívida para o reembolso dos valores.

 

Passo 3: Garantias para utilizar o crédito

A HS Consórcios aceitará em garantia um ou mais imóveis no Brasil, sem vinculação ao bem adquirido no exterior, possuindo valor venal igual ou superior ao saldo devedor do consórcio. O valor é apurado através de uma avaliação feita por empresa especializada em engenharia para o respectivo imóvel e aceito pela administradora. A documentação apresentada pelo consorciado deve estar em acordo com o regulamento, atendendo a todas condições estipuladas.

Os trâmites do processo de contemplação, com reembolso dos recursos aos consorciados, serão as pertinentes ao instrumento particular de confissão de dívida, decorrente da aquisição do imóvel no exterior e alienação da propriedade fiduciária do imóvel em garantia do Brasil. Neste contexto, o pagamento será feito diretamente ao consorciado, que ficará com a responsabilidade de remeter os valores para o exterior.

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>