Hs-CapaLauda

Reajuste do consórcio saiba como funciona

O consórcio é uma modalidade financeira colaborativa onde um grupo de pessoas que possui um objetivo de compra semelhante (imóvel, veículo ou serviço), paga um valor mensal para realizar a compra do bem, dentro das mesmas condições que os outros participantes do grupo. Sem juros e nem taxa de adesão, o consórcio é uma excelente opção para quem busca adquirir seus bens com planejamento e segurança.

Estabelecido em contrato, o reajuste do consórcio ocorre anualmente. Mas, e porquê você não deve ver isso como algo ruim? O reajuste na parcela, também incide em reajuste no crédito. Isso quer dizer que a sua parcela aumenta, mas o crédito também.

Saiba como funciona o reajuste:

O reajuste do consórcio de Imóvel é feito uma vez a cada 12 meses, baseado pelo Índice Nacional de Custo da Construção ou INCC. Digamos que você faça um consórcio com prazo de 180 meses. Sabendo que a liberação do crédito é feita através de sorteio ou lance, o consorciado pode ser contemplado entre a primeira e última parcela. Se o consórcio não tivesse reajuste, o valor da sua carta ficaria defasado ao longo dos anos. Por isso o reajuste se faz necessário e está previsto em contrato.

Já o reajuste do consórcio de Veículo é feito através de dois indicadores. Com regulamentação prevista em contrato, alguns grupos são reajustados mensalmente com base na tabela fipe, e outros grupos são reajustados a cada 12 meses pelo indicar IPCA, ​​que é considerado o termômetro oficial da inflação no país, pois seu principal objetivo é monitorar a variação nos preços dos produtos de mercado para o consumidor final.

Uma questão que você deve ficar atento: quando reajustado anualmente, a data será sempre no aniversário do grupo, ou seja, a data em que ele foi lançado. Isso quer dizer que se você entrou em um grupo já em andamento, o primeiro reajuste pode ser antes de você fechar uma ano.

Como lidar com esse reajuste?

O reajuste está previsto em contrato, e a melhor forma de lidar com a variação de valor é acompanhar a oscilação dos últimos anos e trabalhar com uma projeção.

Não tem jeito de fugir do reajuste do consórcio. Pode até ser mais fácil de prever o valor das últimas parcelas quando o grupo tem um período curto de duração. No entanto, ao escolher uma administradora séria, competente e experiente, você pode ter uma noção mais segura do valor final da sua carta de crédito.

 

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o reajuste ou qualquer outro questionamento, estamos à disposição para esclarecer.

Caso você não tenha um corretor, ligue para a gente ou encontre um mais próximo de você.

✅ https://www.hsconsorcios.com.br/

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>