HS-capa-lauda-11-02

Saiba como usar o cartão de crédito em favor do seu planejamento financeiro

O cartão de crédito pode ser um problema para quem não tem muito controle financeiro. Mas ele também pode ser um grande aliado de quem sabe usar e deseja obter as vantagens que os programas de pontos oferecem. Afinal de contas, quem não gostaria de usar o cartão para pagar as contas e ainda obter vantagens através de programas de recompensa como milhas, produtos, hospedagens e muitas outras coisas? Estima-se que todos os anos, bilhões, isso mesmo! Bilhões de pontos perdem a validade e para você isso representa literalmente dinheiro no lixo. Isso porque, a menos que você assine algum programa de pontos ou pague anuidade no cartão, e usa apenas as recompensas de compra, isto é, recebe um número x de pontos por dólar gasto no cartão, você literalmente não tem nenhum “gasto” extra com o acúmulo. Você apenas recebe os pontos, por escolher uma determinada forma de pagamento. Legal, não é?

Confira algumas dicas e comece a usar o cartão a seu favor!

Atenção nas taxas

O primeiro ponto a observar é o programa de pontos que lhe foi ofertado e quais as taxas incidem sobre o seu cartão. Se o seu objetivo é acumular pontos de cartão de crédito, é preciso escolher o melhor serviço para essa finalidade. Se o seu cartão não possui isenção na anuidade, vale falar com o gerente da sua instituição financeira para tentar uma isenção ou upgrade no cartão.

Transferência de pontos

Depois de acumular pontos no cartão de crédito você pode transferi-los para algum programa de fidelidade. E, para isso, salvo em casos de promoções, é preciso pagar uma taxa.

Clube de fidelidade

As grandes empresas aéreas possuem programas de pontos e podem oferecer cartões de crédito cujas compras são destinadas diretamente para o programa de milhas.

Validade

Os pontos do seu cartão de crédito têm validade e é preciso prestar atenção na data de vencimento para que você não tenha uma surpresa desagradável e perca pontos que custou muito tempo (e dinheiro, claro) para juntar.

Melhores formas de acumular pontos

Pesquise o melhor cartão

Cada instituição financeira tem regras distintas para os programas de pontos. Por isso, na hora de solicitar seu cartão de crédito, é interessante conferir qual deles tem a melhor oferta.

Deixe o débito de lado 

O cartão de crédito não é uma ferramenta que todo mundo sabe usar, mas ela é uma grande ferramenta se o seu objetivo é acumular muitos pontos nos programas de milhas. Pensando nisso, concentre seus gastos no cartão de maneira controlada para acumular maior vantagem.

Fique de olho em lojas parceiras

Alguns programas de fidelidade oferecem parcerias com estabelecimentos comerciais que você deve ficar de olho. Enfim, comprar em lojas parceiras pode te ajudar a acumular um número de pontos maior ou de receber melhores descontos.

 

Gostou das dicas? Compartilhe com os seus amigos!

 

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>